Assim como a bomba da caixa d'água que, quando não está funcionando direito, não consegue encher a caixa de água, o coração, quando não funciona direito, não permite que o corpo receba sangue suficiente para funcionar do jeito certo.
Para o corpo funcionar direito, ele precisa principalmente de alimento e oxigênio. O coração é o responsável por distribuir alimento e oxigênio para todo o corpo por meio do sangue que bombeia, e quando ele não tem força para fazer essa função, chamamos de insuficiência cardíaca.
A cura depende de alguns fatores:
Eventualmente se não houver cura, há a possibilidade de controle dos sintomas, permitindo uma melhor qualidade de vida. Nos casos em que há uma piora progressiva dos sintomas, apesar do tratamento com os medicamentos adequados, existe a possibilidade da realização de outros procedimentos como transplante cardíaco, dispositivos de assistência circulatória mecânica, marcapasso ou ressincronizador.
Quem fará a melhor indicação é o profissional especializado. Por isso, é fundamental consultar sua equipe de saúde. Você tem todo o direito de saber e deve perguntar.